terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Seminário Online

Mediação Pedagógica e uso da tecnologia * Marcos T.Masetto


Como utilizar e mediar tecnologias sejam elas digitais ou eletrônica, na sala de aula? Qual é a importÂncia da mediação pedagógica nesse contexto?

Segundo o autor, Marcos T.Masetto, a escola ainda não deu a devida importância para as práticas tecnológicas, ficando submetidos ao contexto tradicional: aprendizagem através de livros, provas, matérias passadas no quadro ... O autor pressupõe que a desmotivação com a tecnologia é resultado das experiências vividas na década de 50 e 60, práticas aliadas ao tecnicismo, quando este procurou impor o uso de técnicas nas escolas, baseadas no comportamento dos alunos.Essa prática provocou criticas e rejeição dos educadores quanto ao uso da tecnologia.
Portanto, podemos observar que a tecnologia hoje, é a ferramenta que move o mundo, seja através da informação, das novidades, do trabalho, das pesquisas ...
O professor atualizado deve mediar e incentivar a utilização dos meios tecnológicos, juntamente com seus alunos.Porém o docente deve estabelece uma relação de respeito mútuo com aluno, despertar a responsabilidade de seus aprendizes, ter domínio quanto aos conteúdos a serem ensinados.
No contexto da tecnologia, a mediação pedagógica proporcionará a formação de sujeitos críticos,sendo que estes poderão aprender através de seus contextos vivenciados,despertando o interesse através de práticas diferenciadas, o mediador irá construir o conhecimento juntamente com o aprendiz dando um significado pessoal Às informações adquiridas e colaborando para a formação de um conhecimento próprio.

Um comentário:

Prof. Sirléia Rosa disse...

ótima síntese Daniela.
Parabéns.
abs.